quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Contradições da vida!

Em Setembro de 1.964 ganhei do meu pai uma espingarda laporte calibre 28, as vezes saia com ele para caçar perdizes, marrecas  e outros pássaros nas vargens próxima à cidade que nasci, Caratinga – Minas Gerais e outras vezes com um vizinho que tinha mais ou menos minha idade o Zé Celso, com o Zé caçávamos trocal, inhambus, juritis, jacus  etc. fazia as caçadas assim como as pescarias, com naturalidade como se aquilo fosse normal, e o era, depois veio uma lei onde restringiu e por fim proibiu a caçada em MG, e parei de caçar, hoje sinto arrependimento? Não; porque como disse era normal aquilo, então...
Alguns anos mais tarde comprei minha primeira máquina fotográfica uma Smena 8, russa, e com ela descobri uma nova paixão, a fotografia.
Por que contradição?  Hoje apesar de não ter sentimentos de culpa da época em que caçava, vejo o quanto  foi bom a proibição,  hoje não haveria mais essas aves livres  que adoro prende-las em minhas lentes ,  aves essa até mesmo mansa,  como se fossem domesticadas. Nas cidade é comum ver pombão que na minha cidade tinha o nome de trocal,  periquitos rei, rolinhas em bando e muito outros pássaros, e nos entornos  um número considerável de espécies.
Hoje com meus 62 anos de idade vejo o quanto foi bom eu ter trocado a espingarda pela máquina fotográfica.
Hoje tenho um número grande de aves que posso ve-las  a hora que assim desejar.
Obrigado Smena 8.
Felipe
Pombão (Patagioenas picazuro)
O pombão é uma ave columbiforme da família Columbidae. Conhecido pelos nomes populares de: asa-branca, legítima, legítima-mineira, pombo (a) do ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (RS) e pomba-verdadeira. Quando em vôo, a principal característica da espécie é a faixa branca na parte superior das asas.

Perdiz (Rhynchotus rufescens)
A perdiz é uma ave tinamiforme da família Tinamidae. Também conhecida como perdigão (Rio Grande do Sul), napopé e inhambupé (Nordeste).

Jacu (Penelope superciliaris)
O jacupemba é uma ave galliforme da família Cracidae. Conhecido também como jacucaca (Rio de Janeiro) e jacupeba. jacu, em tupi, significa “o que come grãos”.

Marreca (Dendrocygna bicolor)
A marreca-caneleira é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecida como marreca-peba e xenxém.

5 comentários:

  1. Que lindo!!!! sua postagem é maravilhosa, diria que um assunto para refletir durante o dia todo.
    Observei que sua última postagem foi em fevereiro? e hoje sou contemplada com esse texto, eu tenho que agradecer sabia? muitas vezes precisamos ler e ver algo que nos de motivação em outras coisas que geralmente não fazem parte do nosso cotidiano.
    Desejo que tenha uma linda quarta-feira, abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicinha obrigado pelas palavras gentis, hoje ao fazer um serviço deparei com uma espingarda do modelo que menciono no texto, a refleti a contradição da minha vida, na juventude caçava hoje totalemtne contra, amo ve-las e fotografa-las. Não posto com mais frequência porque sou péssimo na escrita, mas tentarei vir mais vezes ao meu blog e ao dos amigos.
      Brigadoooooooooo

      Excluir
  2. Que bom que te conheci na segunda fase. Tudo bem, como você mesmo disse, era algo cultural.Mas, eu que nunca fui chegada em espingardas, bodoques ou estilingues como vocês falam por aqui, não iria conseguir desfrutar desse hobby com você.Já a observação e a fotografia de aves foi algo que me contaminou. Ainda bem que a vida é feita de mudanças.

    ResponderExcluir
  3. É maravilhosa á sua história, e muito importante a visão que você tem com relação a natureza, que outros sigam o seu exemplo...

    ResponderExcluir