segunda-feira, 19 de abril de 2010

Taturanas e Lagartas



Lagartas – Taturanas
Hoje resolvi postar algumas fotos de Lagartas.
Por que de lagartas? Simplesmente porque elas viram lindas borboletas ou mariposas, e por ser grande admirador destes insetos não sei se pela sua coloração ou pela sua mutação, só sei que eles me fascinam.
Semana passada ao sair para fazer umas fotos por hobby, encontrei uma linda lagarta, ao fotografá-la como eu estava a fazer em close sem que percebesse encostei um dos dedos em seu corpo, quase que de imediato senti uma queimação e uma vermelhidão tomou conta do meu dedo.
Pela dor que passei que, além das fotos destas lindas lagartas, resolvi aprofundar no assunto para esclarecer que há uma diferença entre tipos de lagartas, sendo que algumas não têm nenhum tipo de peçonha a molestar o ser humano e que outras como as taturanas podem chegar a causar óbito.
Alguns dados aqui colocados foram pesquisados na net em alguns site sobre taturanas e lagartas.
As lagartas são insetos que se transformam em lindas borboletas ou mariposas, porém cabe ressalvar que esse tipo de insetos é às vezes perigoso ao ser humano por causa da sua peçonha,
As taturanas são parecidas com as lagartas, porém têm seus corpos cobertos com pelos que são minúsculas agulhas por onde injetam o veneno, podendo mesmo a vir causar óbito ao ser humano.
A lonomia oblíqua é a taturana mais perigosa que existe no Brasil, principalmente no sul do País,
A lonomia oblíqua encontra-se principalmente em árvores frutíferas, e às vezes vivem em grupos, já as lagartas que não tem esse tipo de defesa, seu corpo é liso, é inofensiva ao ser humano.
Obrigado pela visita, sua crítica é importante para que eu continue a melhora-lo.
Se gostou elogie, senão deixe sua critica, o importante é você participar.
Grato Felipe

11 comentários:

  1. Recebi o convite e aqui estou...rsrs
    Pôxa Felipe cada vez tu me surpreende mais, além de nos encantar com os teus clicks ainda trás sempre uma explicação cientifica prá embasar a imagem, muito legal da tua parte, porque não ficam só imagens soltas nessa net doida, assim marca prá quem te visita (foi lá que eu vi).
    Um beijo no teu coração e lindos clicks sempre.

    Lena

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez através de suas lentes vou aprendendo a ver o mundo em seus pequenos mas importantes detalhes

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe , adorei esse post! As fotos estão belíssimas, todas que vc clica e como no comentário anterior eu reforço , trazer dados sobre os bichinhos é muito interessante. Essa lagarta listrada fez parte da minha infancia. Vovó tinha pés de manacá em seu jardim e elas pareciam enfeites nas árvores numa determinada época do ano. Eu tinha medo mas minha irmã e primos brincavam com elas. A peluda e preta eu via muito nas goiabeiras , dessa sempre tive muito medo pelo seu veneno e esses pelinhos espetados. Adorei mais uma vez o seu trabalho , sei que é um hobby mas vc é detalhista , sensível faz disso um trabalho a ser acompanhado de perto.
    Saudade de vc meu amigo , parabéns
    Re

    ResponderExcluir
  4. Para já, as fotografias estão realmente bonitas. Quanto ao texto, bastante elucidativo e enriquecedor.

    L.B.

    ResponderExcluir
  5. Belas fotos...
    Mas só de olhar me arrepio. Uma vez fui sapecada por uma taturana, e tive febre e ingua por todo corpo. Horrivel. medooooo
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  6. Vou repetir minha observação:_Não demore tanto a postar.Suas fotos são muito bonitas para ficarem guardadas.

    ResponderExcluir
  7. mas as taturanas também se transformam em borboletas?

    ResponderExcluir
  8. Julinha as taruranas se transformam em mariposa.

    ResponderExcluir
  9. eu quero mandar uma foto ou video para voçes de uma lagarta que tem pernas iguais tentaculos que parece ser crusamento de aranha com lagarta::email pjgomesfilho@hotmail.com eu estou com ela viva hj 29/01/2011.Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, felipe! Excelente matéria!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir