quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Contradições da vida!

Em Setembro de 1.964 ganhei do meu pai uma espingarda laporte calibre 28, as vezes saia com ele para caçar perdizes, marrecas  e outros pássaros nas vargens próxima à cidade que nasci, Caratinga – Minas Gerais e outras vezes com um vizinho que tinha mais ou menos minha idade o Zé Celso, com o Zé caçávamos trocal, inhambus, juritis, jacus  etc. fazia as caçadas assim como as pescarias, com naturalidade como se aquilo fosse normal, e o era, depois veio uma lei onde restringiu e por fim proibiu a caçada em MG, e parei de caçar, hoje sinto arrependimento? Não; porque como disse era normal aquilo, então...
Alguns anos mais tarde comprei minha primeira máquina fotográfica uma Smena 8, russa, e com ela descobri uma nova paixão, a fotografia.
Por que contradição?  Hoje apesar de não ter sentimentos de culpa da época em que caçava, vejo o quanto  foi bom a proibição,  hoje não haveria mais essas aves livres  que adoro prende-las em minhas lentes ,  aves essa até mesmo mansa,  como se fossem domesticadas. Nas cidade é comum ver pombão que na minha cidade tinha o nome de trocal,  periquitos rei, rolinhas em bando e muito outros pássaros, e nos entornos  um número considerável de espécies.
Hoje com meus 62 anos de idade vejo o quanto foi bom eu ter trocado a espingarda pela máquina fotográfica.
Hoje tenho um número grande de aves que posso ve-las  a hora que assim desejar.
Obrigado Smena 8.
Felipe
Pombão (Patagioenas picazuro)
O pombão é uma ave columbiforme da família Columbidae. Conhecido pelos nomes populares de: asa-branca, legítima, legítima-mineira, pombo (a) do ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (RS) e pomba-verdadeira. Quando em vôo, a principal característica da espécie é a faixa branca na parte superior das asas.

Perdiz (Rhynchotus rufescens)
A perdiz é uma ave tinamiforme da família Tinamidae. Também conhecida como perdigão (Rio Grande do Sul), napopé e inhambupé (Nordeste).

Jacu (Penelope superciliaris)
O jacupemba é uma ave galliforme da família Cracidae. Conhecido também como jacucaca (Rio de Janeiro) e jacupeba. jacu, em tupi, significa “o que come grãos”.

Marreca (Dendrocygna bicolor)
A marreca-caneleira é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecida como marreca-peba e xenxém.